sábado, 24 de abril de 2010

"Semana Evangélica" e "O Estandarte", órgãos oficiais da IPI

Deixou-nos ainda uma biografia do primeiro padre católico convertido ao protestantismo intitulada “O padre José Manuel da Conceição” (1937), “As guerras hussitas” e “Ecos da Boêmia” (Rio de Janeiro, 1919), onde trata das biografias de João Huss e Jerônimo, de Praga. Incontáveis artigos seus figuram nas páginas de "O Estandarte" e da “Semana Evangélica”, esta que foi órgão oficial da Igreja Presbiteriana Independente nos anos vinte, além de preciosos folhetos, muitos deles reunidos numa coleção sob o título “Opúsculos”. Um desses biografa a esposa Henriqueta.

Na “Revista de Cultura Religiosa”, gerenciada pelo tio Vicentinho, preciosíssimo arquivo do que havia de melhor no protestantismo (1923-1926), o vovô fez um levantamento das publicações evangélicas do país. Possuía imensa coleção de folhetos das diversas denominações que, encadernada, foi doada pelo papai ao Museu da Igreja Presbiteriana Independente. Numa das edições de “O Som do Evangelho”, boletim que publiquei de 1978 a 1979, levantei também o nome das publicações da época, em trabalho sucinto, em nada comparável ao alentado rol do vovô.

Por um desses caprichos do destino, registro que tia Lotte, quando mocinha, foi aluna do vovô Vicente no Instituto “José Manuel da Conceição” em Jandira, SP. Jamais imaginaria ela que viria a ser tia de um neto dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário