domingo, 25 de abril de 2010

Paulo Autran na primeira igreja de Curitiba

A propósito da revista REALIDADE, Flávio Rangel e Paulo Autran levaram ao teatro Guaíra a peça “Liberdade, liberdade”, uma das poucas que conseguira vencer a censura e, num sábado, fui vê-la. Após a apresentação, aplaudidíssima, fizeram um debate com o público e foi quando conheci Paulo Autran. Perguntei-lhe se, convidado, falaria à minha Igreja no dia seguinte.

- É claro que eu vou. Nunca fui a uma Igreja protestante.

Acompanhado do jornalista Luís Fernando Mercadante, da REALIDADE, eles fizeram agradável visita a mim e ao Rev. Sátilas no escritório da Igreja, durante a Escola Dominical. No encerramento, Paulo recitou o “Navio Negreiro” de Castro Alves e outras poesias do mesmo quilate e dissertou brevemente sobre a liberdade. Fiz uma prece em seu favor. Na reportagem de capa da edição seguinte, sobre o mais preeminente ator brasileiro, Mercadante mencionou a visita e publicou minha oração.

O culto da noite desse dia me reservava uma surpresa. Sempre havia menos crentes do que de manhã, mas, assim mesmo, o auditório tinha um bom número de pessoas. Ao entrar para dirigir o serviço religioso, o templo tinha meia dúzia de gatos pingados. Óbvio está que, “onde houver dois ou três reunidos em meu nome”, disse Jesus que estaria no meio deles, e o culto se realizou normalmente. A explicação para a ausência do povo é que era o último dia da peça em Curitiba e todo mundo foi ver o Paulo Autran.

Ficamos amigos a partir desse dia. Ele me convidou para almoçar com ele e o ilustre jornalista no Hotel Iguaçu (onde passei minha primeira noite de casado) na segunda-feira.

3 comentários:

  1. Estou muito emocionada, por favor ore por sua irmã em Crito Jesus que está em Belém do Pará que após ler sua apresentação tem se encontrado em muitas de suas verdades quanto a que propósito nossa fé está ao alcanse dos outros que sedentos estão de compartilharem das generosidades do Senhor para sua honra e seu louvor.
    Célia Lessa
    Blogdalessacasafeliz.blogspot.com
    Res.09132633614
    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sou de Araruama do RJ, meus pais de Rio Bonito e Macaé,Meu irmão Marcos da Silva Lessa é Pr. Assembléia de Deus em Campo Grande RJ. O outro irmão João Luiz da Silva Lessa, mora em Curitiba e congrega na Igreja Batista do Ministério Guadrangular e Marlene da Silva Lessa Souza está Morando em Manaus e congrega na Igreja Batista e saiba que todos os dias oramos pela nossa família Lessa, estê foi o pedido do vovô João da Silva Lessa que viveu como zelador da Igreja Presbiteriana em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.
    Deus seja seu braço direito!
    Célia Lessa

    ResponderExcluir
  3. Celia, bom dia!
    Sou de Vila Velha, Espirito Santo. Residi no Rio em 78 e cheguei a morar durante um tempinho na casa de Dona Alda e do Sr. Moisés que são os pais destes que vc mensionou acima. Que legal!
    Se possível encaminhe meu e-mail de contato para este povo!
    Eraldo Moulin - francomoulin@gmail.com

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir