sexta-feira, 11 de março de 2016

Entrou na forma e saiu bolo


Essa compreensão ecumênica somava-se a um amadurecimento em relação ao próprio significado do ministério e fiz uma grande descoberta: enquanto, ainda jovem, eu, por assim dizer, entrara na forma e saíra bolo. Quando passei a enxergar tudo com meus próprios olhos, já não era mais pessoa de confiança de quem estava no poder.
Lembro, então, novamente, o grande matemático e filósofo francês cujo nome latino era Renatus Cartesius (daí as coordenadas cartesianas), que ensinava: na vida, recebemos um cesto cheio de maçãs, que são os valores a nós passados. Ao chegarmos à idade da razão, devemos tirar todas essas maçãs do cesto e analisá-las. As de que gostarmos, pomos de volta no cesto, as que não quisermos, deixamo-las fora.
E assim aconteceu. Antes havia exercido importante liderança, ao lado do meu grande amigo presbítero Josué Pacheco de Lima, presidente da Confederação da Mocidade Presbiteriana Independente do Brasil. Este homem de Deus com um carisma de líder invejável, viajou comigo a muitos lugares e sempre revelou um entusiasmo contagiante. A nossa afinidade e o imenso amor que temos pela Igreja Independente nos mantém com fortíssimos laços de amizade até hoje. Estive em sua casa quando ele completou 83 anos, a 6 de maio último. Infelizmente já não está lúcido nem podendo participar das atividades da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário