sábado, 8 de agosto de 2009

O porquê deste Blog




O motivo deste Blog é fazer uma pequena homenagem ao meu pai que, como eu, gostava muito de escrever. Acho que seus textos vão agradar os amigos e parentes que o conheceram. Felizmente guardei "back-ups" de computadores antigos que continham vários documentos dos seus últimos anos de vida quando eu finalmente consegui convencê-lo a largar as máquinas de escrever e usar o computador. Algumas velharias em papel vira e mexe também aparecem e serão devidamente incluídas.

Os dois principais assuntos deste Blog serão, inevitavelmente, ligados às suas duas grandes paixões: a primeira, bem longe da segunda, suas idéias como pastor protestante e sua vida na 1ª Igreja Presbiteriana Independente. Além disso, acho que vale a pena colocar o material que ele usava nas suas aulas de inglês. Além de engraçados, podem servir para refrescar nossa memória.

Ah... só mais uma coisa. Vocês vão perguntar: "Pô, precisava colocar o nome INTEIRO do seu pai no título do Blog?". Bom, como o blog é como se fosse dele, tenho que ser o mais fiel possível. Ele sempre gostou de assinar seu nome inteiro. O "Vicente" era pra lembrar do avô. O "Cruz" e o "Themudo Lessa" eram sua questão de mostrar de onde veio. Então que assim seja.

13 comentários:

  1. Excelente iniciativa, Iatã! Acompanharei de perto o blog desse cara que eu tanto admiro, digo, desses caras, seu pai e você.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da idéia, Tai! Quando tiver tempo para transcrever documentos manuscritos, não deixe de publicar os originais escaneados junto! Guardo com muito carinho as lembranças de ter participado de uma pequena parte dessa história, já nos momentos finais da jornada de seu pai aqui por essas bandas.
    Abração,
    George

    ResponderExcluir
  3. Só hoje descobri esse blog e adorei. Vou estar sempre por aqui!

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ler um texto do seu pai de julho de 1962. Adorei a visão e a coragem de ir contra a realidade da epoca na igreja protestante.
    Principalmente contra a falsa moral.

    ResponderExcluir
  5. Sou grato pelas apostilas de Inglês para Brasileiros que comprei em Curitiba.
    É uma pena não tê-las todas no meu computador.
    Um grande homem que infelizmente não cheguei a conhecer.

    CARLOS MARTINEZ

    ResponderExcluir
  6. Fui aluno do prof. Roberto. Além do inglês, uma cultura sem igual, aprendi e me diverti muito com ele. Saudades. (São Paulo, SP)

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, Iatã!

    O blogue está paralisado? Espero que não.

    ResponderExcluir
  8. Para me responder, por favor, .

    Muito agradecido.

    Em 27 JUL 2016 - 19:20.

    ResponderExcluir
  9. Fui treinado aqui em Salvador pelo seu pai quando a Escola Lessa aqui chegou.Excelente material ele produziu.Ensinei no Lessa de 1981 a 1989 aproximadamente.

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Nelson. Acredito que o Iata de Mendonça de uma das lições foi uma homenagem a você, talvez

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita saudade do Roberto, amigo, colega de Presbitério, e professor de Inglês. Raramente uma aula durava o período inteiro. Era impossível encontrar com o Roberto e não conversar sobre o protestantismo, ditadura militar e Igreja Presbiteriana Independente. Sua última imagem pública que mantenho em minha memória foi no Ginásio Ibirapuera. Ele numa cadeira de rodas, de colarinho clerical, cantando o hino "Um pendão real" com a sua bíblia levantada. Agora Iatã, parabéns pelo Blog, e uma pergunta, há algum material que o Roberto Vicente Cruz Themudo Lessa deixou escrito sobre "Orígenes Lessa - meu tio"? Estou escrevendo sobre o ilustre escritor e me faltam algumas informações do círculo doméstico que o Roberto contava. Quando terminar a pandemia pretendo procurar na montanha de recortes de "O Som do Evangelho" no museu histórico da IPI do Brasil, na Consolação. Atenciosamente,
    Leonildo Silveira Campos (professor e pastor).

    ResponderExcluir
  12. Olá, Orígenes Lessa foi companheiro de quarto do meu avô Sátilas do Amaral Camargo no internato do Mackenzie e continuaram amigos. Talvez tenha alguma referência em algum material escrito por meu avô.

    ResponderExcluir