sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Até os Confins da Terra

O querido Rev. Roberto Vicente Cruz Themudo Lessa publicou, em junho de 1976, um livro chamado "...Até os Confins da Terra". Era uma coletânea de estudos bíblicos baseados nos três primeiros capítulos e nos cinco primeiros versículos do quarto capítulo do livro de Atos dos Apóstolos.

O texto foi originalmente elaborado para atender à classe São João, adolescentes da Escola Dominical da 1.ª IPI de São Paulo em aulas ministradas entre 1963 e 1964. Neste ano de 64 o Rev. Lessa cursava o último ano do Seminário.

Em 1987, quando trabalhávamos juntos na escola Lessa Inglês para Brasileiros, ganhei de presente um dos últimos exemplares do livro. Passo a transcrevê-lo aqui em etapas, obedecendo rigorosamente a redação proposta no texto, a fim de que possamos alimentar nossas saudades e, ao mesmo tempo, saborear um ensinamento valioso, tão atemporal quanto edificante. Boa leitura a todos!

Introdução ao Livro de Atos dos Apóstolos

1. Autoria

O livro foi escrito pelo evangelista Lucas, o mesmo do 3.º Evangelho. Isto se prova porque:

1) A dedicatória tanto do Evangelho como dos Atos é feita a Teófilo;
2) Há semelhança de estilo, linguagem médica e linguagem geral dos 2 livros, usando Lucas mais de 40 palavras que nenhum outro autor do Novo Testamento usa;
3) O autor se inclui na narrativa dos Atos, usando a linguagem "nós" e "nos"; isso dá a entender que ele era, nessa ocasião, companheiro de Paulo, o que se harmoniza com as referências do próprio Paulo em algumas epístolas;
4) Renomados escritores dos primeiros tempos do Cristianismo dão testemunho da autoria de Lucas, como Irineu, bispo em Lyon, na Gália (A.D. 178); o fragmento do cânon descoberto por Muratori em Milão, na Itália (A.D. 170); Clemente de Alexandria (A.D. 190); Tertuliano, de Cartago (A.D. 200); Orígenes (A.D. 230) etc.

Para os textos desses autores, vide Schaff - "The International Commentary: Introduction to the Acts of the Apostles" - págs. 249, 250.

* "...Até os Confins da Terra." - pág. 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário